Durante a gestação, ocorrem diversas mudanças físicas, mas também emocionais. Por isso, gestantes podem cuidar da sua saúde emocional e da saúde emocional do seu bebê com acompanhamento psicológico. É um período que desperta ansiedades e expectativas e nada melhor do que ter suporte socioemocional para lidar com as emoções.
O pós-parto também é um momento muito delicado para quem acaba de dar à luz, marcado por modificações físicas, hormonais e emocionais. Assim, é comum que após o nascimento do bebê, surjam sentimentos contraditórios e ambivalentes, mas a puérpera não precisa lidar com eles sozinha. A chegada de um novo membro na família pode ser sinônimo de alegria, mas também pode gerar insegurança, preocupações e medos.
O atendimento psicológico no pós-parto ampara a mãe e a família, contribuindo para melhorar o relacionamento de todos os envolvidos no cuidado com o bebê. Auxiliando a família a se adaptar a uma nova rotina. E, sem dúvida, orienta a descoberta e o nascimento de uma mãe.
O atendimento para gestantes e puérpera pode ser realizado no domicílio quando a saúde impossibilita a mãe de comparecer ao consultório ou mesmo por questões de comodidade.